sábado, 18 de agosto de 2007

O Dom da Paciência


"Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não pára
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora e vou na valsa
A vida tão rara
Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
O mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência
Será que é tempo que me falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber

A vida é tão rara...Tão rara
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não pára...A vida não pára não".
Paciência Lenine / Dudu Falcão
O tema que escolhi hoje foi a virtude da paciência...
Muita vezes, quando nos acontecem certas situações que não aceitamos muito bem, adotamos a atitude imediata de mal-dizer a sua causa. O Evangelho nos trás uma passagem em que fala da resignação diante das aflições:
"A paciência
7. A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu.
Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência.
A vida é difícil, bem o sei. Compõe-se de mil nadas, que são outras tantas picadas de alfinetes, mas que acabam por ferir. Se, porém, atentarmos nos deveres que nos são impostos, nas consolações e compensações que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que são as bênçãos muito mais numerosas do que as dores. O fardo parece menos pesado, quando se olha para o alto, do que quando se curva para a terra a fronte.
Coragem, amigos! Tendes no Cristo o vosso modelo. Mais sofreu ele do que qualquer de vós e nada tinha de que se penitenciar, ao passo que vós tendes de expiar o vosso passado e de vos fortalecer para o futuro. Sede, pois, pacientes, sede cristãos. Essa palavra resume tudo. - Um Espírito amigo. (Havre, 1862.)"
O Evangelho Segundo O Espiritismo - Capítulo IX
Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos - A Paciência
Portanto, quando sofremos os reverses da vida e assumimos o papel de vítima, devemos, antes mesmo de lamentar a nossa sorte, avaliar o que nos levou àquela situação. Após este processo, vamos nos supreender em como somos responsáveis pelas nossas escolhas...
Fiquem todos com Deus!

Nenhum comentário: