sábado, 20 de janeiro de 2007

O acaso não existe!

"Cada ser colhe o que semeou, mas
sempre será livre para iniciar a semeadura para a colheita do
amanhã.”
(desconheço o autor)
Tão difícil compreender a dicotomia livre-arbítrio x destino!!!

O livre-arbítrio é uma idiossincrasia do ser humano. Assim, nós construímos o futuro todos os dias, através das nossas ações, pensamentos e escolhas. A responsabilidade do nosso destino está nas mãos de cada um de nós. Somos responsáveis quando escolhemos passar o dia mal-humorados, descontando os problemas em quem não tem culpa. Assim como somos responsáveis quando respondemos de forma agressiva alguém que nos trata mal. Através destas pequenas atitudes, e principalmente somando com nossos pensamentos, vamos traçando os nossos caminhos.

Por outro lado, alguns eventos já vêm marcados no nosso livro da vida. São os chamados karmas que fazem parte da nossa jornada evolutiva. Estas fatalidades têm o propósito de auxiliar no nosso progresso. No entanto, não devemos esquecer que as ditas provas são escolhidas pelo próprio espírito antes de encarnar. Provas estas de contexto físico, visto que as morais pertencem ao livre-arbítrio.

Gosto de usar a seguinte analogia para ilustrar, tentando melhorar a compreensão do destino e do livre-arbítrio: o destino é um ponto final a que devemos chegar, o livre-arbítrio é usado nos caminhos que podemos escolher para atingir a nossa meta. Pode ser a estrada mais fácil, o caminho mais tortuoso ou até mesmo um atalho.

Por isso, o acaso não existe...


Um comentário:

Anônimo disse...

Mais dificil que entender é saber o que fazer com o livre-arbitrio