terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Fora da caridade não há salvação!


Hoje recordei de uma certa noite em que me questionava quem seria o detentor da verdade. Pairavam em meus pensamentos diversas dúvidas. Num mundo tão cheio de "novas" vertentes, pseudomodismos e releituras religiosas, me afligia esta interrogação: afinal, onde está a verdadeira salvação? Ou o mais grave, o que aconteceria com aqueles povos que não tiveram a oportunidade conhecer a palavra do Mestre Jesus?!
E procedi como de costume nos momentos em que me sinto aflita, ou que percebo a presença dos "amiguinhos" de pouca luz... Fiz uma prece e busquei respostas no Evangelho. Qual não foi minha surpresa ao me deparar com esta passagem: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO! No mesmo instante comecei a sorrir. Todas as minhas inquietações sumiram...
Então compreendi que mais que importante que dogmas, rituais, templos, etc são as nossas atitudes. Não há caminho mais correto e iluminado que o da caridade. Principalmente nas nossas ações diárias, com as pessoas que nos cercam no nosso dia-a-dia.

"O MAIOR MANDAMENTO
Mas os Fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos Saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, veio lhe fazer esta pergunta para o tentar: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhe respondeu: Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma e de todo o vosso espírito. Eis aí o maior e o primeiro mandamento. Eis o segundo, que é semelhante a este: Amareis vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os profetas estão contidos nesses dois mandamentos. (São Mateus, cap. XXII, v. de 34 a 40).

Caridade e humildade, tal é, pois, o único caminho da salvação; egoísmo e orgulho, tal o da perdição. Este princípio está formulado em termos precisos nestas palavras: "Amareis a Deus de toda a vossa alma e ao vosso próximo como a vós mesmos; toda a lei e os profetas estão contidos nesses dois mandamentos." E para que não haja mais equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, ajunta: "E eis o segundo mandamento, que é semelhante ao primeiro"; quer dizer, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar ao próximo, nem amar ao próximo sem amar a Deus; portanto, tudo que se faz contra o próximo, se faz contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO". O Evangelho Segundo o Espiritismo/Cap XV (Itens 3 e 4)

Nenhum comentário: