sábado, 28 de novembro de 2009

O ferreiro


Esta semana ouvi este conto. Gostei muito da mensagem, que trata da força da fé testada ante as adversidades da vida, e o procurei na net. Trago-o para este espaço na esperança de que auxilie algum visitante que "por acaso" passe por aqui e esteja necessitando.
Fiquem todos com Deus!

O ferreiro
(Lynell Waterman - por Paulo Coelho)

Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus. Durante muitos anos trabalhou com afinidade, praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação, nada parecia dar certo na sua vida. Muito pelo contrário: seus problemas e
dívidas acumulavam-se cada vez mais.
Uma bela tarde, um amigo que o visitara, e que se compadecia de sua situação difícil, comentou:

- É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado .

O ferreiro não respondeu imediatamente. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida. Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e terminou encontrando a explicação que procurava. Eis o que disse o ferreiro:

- Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas. Você sabe como isto é feito? Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada. Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura. Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita. Uma vez apenas não é suficiente.

O ferreiro deu uma longa pausa e continuou:

- As vezes, o aço que chega até minhas mãos não consegue agüentar esse tratamento. O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria.

Mais uma pausa e o ferreiro concluiu:

- Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e as vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço é: 'Meu Deus, não desista, até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser. Mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas.

9 comentários:

ONG ALERTA disse...

Com sabedoria poder ter atitudes melhores paz no coarcao.

Kelly disse...

Que linda lição essa do ferreiro, que possamos nós termos permanentemente o mesmo pensamento. bjs

Barreto disse...

A mensagem é genial.
Uma pergunta: ela está repetida mesmo ou texto é assim?

Abraço,
Barreto

JR disse...

Cris ,parabens pelo texto do ferreiro e que possamos seguir esta linha de raciocínio dele afim de aceitar-mos melhor o que não podemos mudar e que exemplo lindo nos traz o espirito João nesta msg.
Gostei do teu espaço e vou seguir.
abraços fraternos

Silvana Nunes .'. disse...

"Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina."
Cora Coralina

ESPERANÇA

"Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenes
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
- ó delicioso vôo!
Será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança ...
E em torno dela indagará o povo:
- Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:

- O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA ...."

(Mário Quintana)

FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... está aqui para desejar para você um ano de 2010 de muita LUZ. Que nele você consiga realizar alguns de seus mais importantes propósitos.
E que DEUS ÑANDE RU continue nos anemçoando COM A SUA ETERNA GRAÇA pelo resto de nossas vidas. Agradeço sua presença em meu blog durante o ano de 2009 com seus comentários sempre muito carinhosos e relevantes. E como já é tradição em nossa cultura trago algimas simpatias para entrar o ano de bem com ele. BOA SORTE.
QUE SEJAMOS FELIZES.
FELIZ ANO NOVO ! QUE OS BONS VENTOS SOPREM SEMPRE A SEU FAVOR EM 2010 !
Saudações Florestais !
http://www.silnunesprof.blogspot.com

ana luiza disse...

Lição linda e q eu vou levar comigo

Cris Marques disse...

Ana Luiza,

Agradeço sua vista.
Tentei retribuir, mas seu perfil não está ativo.

Gosto muito do conto do ferreiro, nos ensina uma grande verdade.

Fique com Deus!

EVIL-X DARK disse...

FALTA ESTE PEDAÇO DO TEXTO


(Quando você se sentir temporariamente por baixo, lembre-se de que não existem fracassos na vida. Só existem resultados. Pense no ditado:
- O sucesso resulta do bom julgamento, o bom julgamento resulta da experiência e freqüentemente, a experiência resulta do mau julgamento!)


Q UMA COISA? ESTE TEXTO NAO TEM AUTOR EU JA CONHEÇO ESTE TEXTO A MAIS 7 ANOS. ENTAO PONHA O TEXTO DIREITO TA OK
PÁRA MIM O PAULO COELHO NAO CONHESEU ESTE CARA Q ELE PEGOU ESTE TEXTO ENTAO RETIREM O AUTOR PQ NINGUEM SABE SOBER ISSO E NAO VIR O PAULO COELHO FALANDO SOBER ISSO E MOSTRANDO O AUTOR DO TEXTO

Cris Marques disse...

Evil Dark,
Evil-X Dark,

Agradeço a sua visita. No entanto, solicito que releia o texto e verifique que em nenhum momento foi dito que o texto é do Paulo Coelho. O texto é de Lynell Waterman por Paulo Coelho. O que significa que a tradução é dele.
Procure um bom oftamologista e curso de boas maneiras. Umas aulas de Português fariam toda diferença.
Fique com Deus!