domingo, 12 de outubro de 2008

Sonhos e o contato com o mundo dos espíritos


Na semana passada, uma amiga me contou um sonho que teve. Durante o sonho, ela revivia uma situação que a angustiava, e ainda está angustiando. O interessante é que dormindo ela conseguia resolver o conflito. Mas conscientemente ela sabe que aquela não é uma saída possível. O relato dela me fez pensar sobre o assunto... Se os sonhos são meios de contato com o mundo dos espíritos, porque nem sempre o que sonhamos pode nos auxiliar de alguma forma?

No Livro dos Espíritos, o Capítulo 8, da Segunda Parte trata "Da emancipação da alma", e aborda os sonhos. A pergunta 405 em especial trás a resposta que eu buscava:

"405 Vêem-se freqüentemente em sonho coisas que parecem pressentimentos e que não se realizam; de onde vem isso?

– Elas podem se realizar apenas para o Espírito, ou seja, o Espírito vê a coisa que deseja porque vai procurá-la. Não deveis esquecer que, durante o sono, a alma está constantemente sob influência da matéria, às vezes mais, às vezes menos, e, conseqüentemente, nunca se liberta completamente das idéias terrenas. Disso resulta que as preocupações enquanto acordados podem dar àquilo que se vê a aparência do que se deseja ou do que se teme. A isso verdadeiramente é o que se pode chamar de efeito da imaginação. Quando se está fortemente preocupado com uma idéia, liga-se a essa idéia tudo o que se vê."


Sei que os sonhos nos fazem entrar em contato com o mundo dos espíritos. No entanto, em muitos momentos, da mesma forma que ocorre quando estamos conscientes, nossas preocupações pessoais interferem na interpretação que fazemos do ocorre a nossa volta.

A mente humana é realmente fascinante! Acredito que ainda tenho muito que refletir sobre esse assunto...


Fiquem todos com Deus!



2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.