segunda-feira, 16 de abril de 2007

Formas-pensamento


Watch your thoughts; they become words.
Watch your words; they become actions.
Watch your actions; they become habits.
Watch your habits; they become character.
Watch your character; it becomes your destiny.
(Frank Outlaw)

Cuide dos seus pensamentos; eles se tornam palavras.
Cuide das suas palavras; elas se tornam ações.
Cuide das suas ações; elas se tornam hábitos.
Cuido dos seus hábitos; eles se tornam seu caráter.
Cuide do seu caráter; ele se torna seu destino

Depois de muito ouvir comentar, e de até ser matéria na Veja, resolvi me render e assstir ao filme "The secret". O filme - que na verdade é um documentário com depoimentos de cientistas, médicos, filósofos, visionários, etc - trata do poder da força criadora do pensamento. Assunto que não é novidade alguma para os espíritas. No entanto, o citado filme tem seu foco principal no lado material e esta é a causa de seu sucesso.
Apesar da polêmica, acredito que a iniciativa do filme é benéfica, pois leva as pessoas a pensarem no Bem, não só em relção a sua vida financeira, mas também na Humanidade como um todo.
Para finalizar trago a definição do termo "formas-pensamento" que se encontra no site www.espirito.org.br:
Formas-pensamento – São as idéias projetadas pela mente humana e materializadas no mundo espiritual, construções substanciais na esfera da alma que se mantêm pela força de sustentação de nossos pensamentos. Considerando que toda e qualquer ação e todo e qualquer pensamento fica registrado na memória vital do espírito e no éter-cósmico, pode-se caracterizar as formas-pensamento como concretizações de pensamentos.
Por exemplo: um homem, num ambiente de trabalho, sente inveja de um colega por este se mostrar mais competente, mais esforçado e portanto mais solicitado e admirado, a inveja do primeiro cria no éter cósmico uma forma-pensamento própia do sentimento.
Essa forma-pensamento pode possuir forma específica, como a de uma faca, de um homem morto, ou pode possuir forma indefinida caracterizando apenas o sentimento pelo qual ela foi gerada.
A forma-pensamento pode se depositar no éter cósmico, ou pode colar-se ao indivíduo invejado, no caso do exemplo supracitado, causando-lhe prejuízos psíquicos e até físicos.
Está aí a explicação científica do famoso "mau-olhado", agouro direcionado a uma pessoa que efetivamente, na maioria dos casos logra prejuízos a mesma. Porém as formas-pensamento não se resumem a sentimentos baixos.
Elas podem se originar de sentimentos nobres como o amor ou a benevolência.
Por exemplo: uma mãe, amando profundamente seus filhos, ao assistir o progresso dos mesmos se enche de alegria e envia formas-pensamento benéficas à eles que podem se caracterizar por imagens alegres como um coração, um rosto sorrindo, ou por formas indefinidas mas de cores vivazes e alegres.
Também fatos e acontecimentos podem gerar formas-pensamento, como por exemplo uma guerra em que muito sangue foi derramado e muitos espíritos sofreram atrozmente e pereceram, tudo isso pode ocasionar uma grande mancha escura na região onde a guerra se sucedeu com grande aglomerado de formas-pensamento negativas, gerando, não raro, perturbações de ordem psíquica nos própios moradores da região em função da grande quantidade de energias deletérias.
É o caso da região do nordeste do Brasil onde ocorreu a Guerra de Canudos, a região citada se encontra, sob vidência, com uma enorme mancha negra e uma enorme quantidade de formas-pensamento decorrentes das atrocidades dessa guerra e de todo o sofrimento sofrido nos que nela pereceram.Um determinado homem, através de seus incessantes clamores de inveja pode, por exemplo, lançar formas-pensamento de um lugar para qualquer outro, por exemplo, um homem inveja o confôrto e a riqueza da casa de um irmão que foi mais bem sucedido na vida que ele.Ele, por invejar sua casa, manda, inconscientemente, formas-pensamento negativas para lá e as mesmas ficam alí depositadas gerando diversos males de acordo com a intensidade do pensamento do emissor.Por isso é bom sempre pedir em nossas orações ajuda àqueles que, mesmo sem querer exercem esse maligno prejuízo aos outros e pedir também que nossa casa assim como nós mesmos possamos ser limpos pelos espíritos amigos de quaisquer formas-pensamento negativas que possam ter se depositado em nossa casa ou em nós. É importante acrescentar que somente os espíritos já evoluídos é que conseguem dar a forma e comandar com plenos poderes suas formas-pensamento, os demais espíritos as produzem inconscientemente.
(Leitura básica: "Evolução em dois mundos" psicografado pelos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira e ditado pelo espírito André Luiz)
Fiquem todos com Deus!!!

4 comentários:

Leninha.Sol disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Leninha.Sol disse...

Obrigada minha linda Cris...
tuas palavras trazem uma maravilhosa bagagem de luz ...que só podem serem entendidas quando chegam ao seu destino.
Elas vieram...chegaram...
Obrigada anjo...
um carinhoso abraço de Leninha.

Anônimo disse...

Olá, tudo bem?
Vi o seu blog por acaso, pesquisando o termo formas-pensamento no google. concordo com você, o The Secret puxa muito pro lado material, porque é feito por americanos, mas fala de temas verdadeiros.
abraço

Anônimo disse...

Por que nao:)