sábado, 1 de novembro de 2008

O mandamento maior





O mandamento maior

4. Mas, os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, se reuniram; e um deles, que era doutor da lei, foi propor-lhe esta questão, para o tentar: -Mestre, qual o grande mandamento da lei? - Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. - Esse o maior e o primeiro mandamento. - E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos. (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)

5. Caridade e humildade, tal a senda única da salvação. Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: "Amarás a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos." E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: "E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro" , isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo XV - Fora da Caridade Não Há Salvaçao)


Estava refletindo sobre o mundo na atualidade. A correria do dia-a-dia, a velocidade do tempo e das informações... Essa loucura toda que é a vida. Refleti também nas infinitas formas que existem atualmente para encontrar Deus. São tantas as religiões e seitas, são tantos os caminhos... Mas onde está Deus? De repente me peguei cantarolando esta canção:


MELHOR AINDA (GRUMEPA)

Você vai mal se pensar sempre no mal,

Se você fizer o mal e no mal se saciar.

Vai bem melhor se no bem você pensar,

Mesmo que ainda não consiga bem somente praticar.

Melhor ainda se no bem você pensar,

Conseguindo praticá-lo em favor do seu irmão.

Sejamos bons pois o bem faz muito bem,

Quem é bom vai mais além nessa reencarnação



Conclui que o meio que temos de alcançar a Deus no meio do caos do dia-a-dia é continuar fazendo bem, ajudando o próximo... O não atrapalhar também é uma forma de ajuda. Assim como não pensar, vibrar ou desejar o mal é essencial.


Fiquem com Deus!

4 comentários:

Anônimo disse...

legal cris,

gostei das reflexões em cima da letra de 'melhor ainda'... achei sei blog ao colocar 'grumepa' no google para dar uma navegada...

tb penso assim, pensando e agindo no bem conseguimos nos harmonizar e melhor 'interferir' no mundoq nos cerca...

paz e luz

bjs.

muita paz e luz.

chico do grumepa.

ps. qq coisa temos uma pagina no orkut, pode nos visitar.... ficundeus.

Cris Marques disse...

Chico!
Fiquei bem feliz com a visita de um integrante do Grumepa!!!
Sempre gostei demais de vcs!!! Os encontros da Comeerj não seriam os mesmos sem as músicas do Grumepa!

Beijão e fique com Deus!!!

Anônimo disse...

bom saber q ajudamos com um pouco (mesmo q seja bem pouco) para q a doutrina se faça mais divulgada e estas msgs nos melhorem e iluminem.

muita paz e luz a cris e a todos.

bjs no coração.

chico.

Anônimo disse...

Veja deste angulo

Como os doutores da lei perturbavam Jesus, sempre que possível tentavam questionar sobre as leis, acusavam de não cumpri-las conforme os preceitos dos Judeus doutores na lei.
Na semana passada relendo a parábola do bom samaritano percebi que existem muitas mensagens em Lucas capitulo 10, vejamos 4 versos antes da parábola

Na Bíblia em Lucas 10 nos versículos abaixo está escrito:
25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.

Era entendimento dos judeus que as tábuas dos dez mandamentos estavam divididas em duas partes, a primeira se referindo a Deus e a segunda se referindo ao próximo, assim Jesus devolveu a pergunta deste doutor em leis e perguntou “Que está escrito na Lei? “ e na segunda pergunta acrescentou “Como Lês?”, ele perguntou na realidade como você entende ou interpreta os dez mandamentos, ai este doutore respondeu “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”
Após a resposta exata Jesus simplesmente disse “Faze isto, e viverás”

Quando Jesus explicou em Marcos sobre os dois mandamentos, Ele nada mais fez do que repetir aos Judeus o que eles já sabiam e assim também ensinavam, de maneira que Jesus afirmou que deveriam fazer isso mesmo e eles viveriam a vida eterna, é lindo esta passagem, resumidamente está contido todos Dez Mandamentos e é só observa-los, justamente os Dez Mandamentos dados a Moises, e então teremos a vida eterna.

O reino de Deus é baseado no amor, ele não poderá ter junto dEle quem não ama a Deus, por isso “Amar a Deus sobre todas as coisas”, se amamos a Deus obedecemos, se obedecemos por amor com certeza queremos a direção dEle, assim podemos estar com Ele (Deus) quando ele nos chamar, mas se não obedecemos é opção nossa não estar com Ele, e a forma de demonstrar este amor é obedecendo as Suas Leis, assim amando a Deus sobre todas as coisas é fácil amar ao próximo, é o complemento do amos à Deus.

Edegarl@gmail.com