domingo, 17 de agosto de 2008

Anjos de guarda; Espíritos protetores, familiares ou simpáticos



489 Há Espíritos que se ligam a um indivíduo em particular para protegê-lo?

– Sim, o irmão espiritual; é o que chamais de bom Espírito ou bom gênio.

490 O que se deve entender por anjo de guarda?

– O Espírito protetor de uma ordem elevada.

491 Qual é a missão do Espírito protetor?

– A de um pai para com seus filhos: conduzir seu protegido ao bom caminho, ajudá-lo com seus conselhos, consolá-lo em suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida."

O Livro dos Espíritos - Allan Kardec
Parte Segunda – Capítulo 9
Imtervenção dos espíritos no mundo corporal


Hoje resolvi escrever sobre proteção divina, mas especificamente a respeito de espíritos simpatizantes que nos acompanham em muitas jornadas. Anjos da guarda, espíritos que nada têm de mitológico, ao contrário estão constantemente presentes em nossas vidas.

Diante de situações adversas, costumamos questionar quanto a existência de algum tipo de proteção divina. Normalmente nos queixamos quanto a falta de sorte. "Eu não devo ser filho de Deus" é o primeiro pensamento que surge a mente... Mal sabemos que muitas dessas situações poderiam ter um desenlace muito pior, não houvesse ocorrido a intervenção de um espírito simpatizante e/ou protetor.

Também é comum maldizer a sorte diante de um acontecimento que não satisfaça os nossos caprichos. Quando planejamos algo, desejamos ardentemente e o desfecho não se desenvolve da forma esperada, ocorre da mesma forma o questionamento quanto a interferência divina. Na verdade, o que ocorre é para nossa proteção. Talvez não fosse o momento ou algo melhor surgirá mais adiante.

Assim, antes de reclamar de algo que não aconteceu da forma esperada, ou ante um infortúnio, devemos nos questionar qual lição devemos levar dessa fase da vida e agradecer a proteção desses seres tão especiais...


“Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
se a ti me confiou,
a piedade divina,
sempre me rege,
me guarda,
me governa,
me ilumina.
Amém.”




Eu sei que está é uma oração católica, mas ela é de uma beleza tão singela que não pude deixar de trazê-la neste post. Resume de uma forma pura o amor que devemos ter a esses espíritos.

Fiquem todos com Deus!


sábado, 9 de agosto de 2008

Verdades?



O preconcento é causado pelo ausência de conhecimento, de vivências e de leitura. A ignorância sobre determinado tema gera não só diversas crendices infundadas, como cria verdadeiros "monstros" como o racismo, a homofobia, a xenofobia, e ressucita na atualidade os horrores da Segunda Grande Guerra na expansão das teorias Neonazistas.
O assunto que escolhi hoje foi o PRECONCEITO, aquela velha mania que a Humanidade tem de inventar imagens e paradigmas sobre algo que não se conhece verdadeiramente. Esta idéia me veio a mente após finalizar a leitura do livro "Tambores de Angola", de Róbson Pinheiro Santos, pelo espírito de Ângelo Inácio. Trata-se de uma belíssima história de uma mãe desesperada, que busca auxílio para o filho obsediado, e encontra a solução na Umbanda. Nesta narrativa encontramos a presença deste sentimento nas dúvidas da mãe. Situações como essas são perceptíveis em nosso dia-a-dia... Quem nunca ouviu comentários maldosos a respeito dos filhos de Aruanda? O livro nos faz pensar na origem dessas "verdades".

Fiquem todos com Deus!