sábado, 20 de janeiro de 2007

O acaso não existe!

"Cada ser colhe o que semeou, mas
sempre será livre para iniciar a semeadura para a colheita do
amanhã.”
(desconheço o autor)
Tão difícil compreender a dicotomia livre-arbítrio x destino!!!

O livre-arbítrio é uma idiossincrasia do ser humano. Assim, nós construímos o futuro todos os dias, através das nossas ações, pensamentos e escolhas. A responsabilidade do nosso destino está nas mãos de cada um de nós. Somos responsáveis quando escolhemos passar o dia mal-humorados, descontando os problemas em quem não tem culpa. Assim como somos responsáveis quando respondemos de forma agressiva alguém que nos trata mal. Através destas pequenas atitudes, e principalmente somando com nossos pensamentos, vamos traçando os nossos caminhos.

Por outro lado, alguns eventos já vêm marcados no nosso livro da vida. São os chamados karmas que fazem parte da nossa jornada evolutiva. Estas fatalidades têm o propósito de auxiliar no nosso progresso. No entanto, não devemos esquecer que as ditas provas são escolhidas pelo próprio espírito antes de encarnar. Provas estas de contexto físico, visto que as morais pertencem ao livre-arbítrio.

Gosto de usar a seguinte analogia para ilustrar, tentando melhorar a compreensão do destino e do livre-arbítrio: o destino é um ponto final a que devemos chegar, o livre-arbítrio é usado nos caminhos que podemos escolher para atingir a nossa meta. Pode ser a estrada mais fácil, o caminho mais tortuoso ou até mesmo um atalho.

Por isso, o acaso não existe...


sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Afinidades espirituais


"Onde estiver sei que vou caminhar com você, meu irmão, meu amigo. Seja na terra ou nas águas do mar, na pureza do ar com você, amigo. Onde estiver sei que vou caminhar com você, meu irmão, meu amigo.Na escuridão sei que a luz vai voltar, sei que o sol vai brilhar em você, amigo. Amor, amor, que nunca vai nos separar. [BIS]" Amigo - José Carlos Guimarães




Esta simples canção espírita me trás muitas lembranças... Lembranças da época em que mais me dediquei à vida espiritual e em que conheci grandes amigos. Bons tempos...

O tema que escolhi foi afinidade espiritual, os verdadeiros laços que nos unem. Nos últimos dias tenho pensado muito no que nos leva a ter maior afinidade com umas pessoas e o porquê de algumas outras apenas passarem por nossa vida. Não consegui encontrar outra explicação que não fosse a da reencarnação. A identificação imediata com uma pessoa que acabamos de conhecer, a sintonia que temos com alguns e a aversão instantânea com outros só pode ser explicada pela multiplicidade de nossa existência neste planeta.

Acredito que os nossos verdadeiros amigos - aqueles que podemos passar muito tempo sem ter contato, mas que mesmo assim contamos realmente - são espíritos que já convivemos em outras vidas e que nos são familiares. Como diz no próprio " O evangelho segundo o espiritismo", é natural a aproximação de espíritos que possuem afinidades em comum, seja na terra ou no mundo espiritual. E sabendo que "nada acontece por acaso", fica fácil deduzir porque temos estes amigos tão especiais que surgem como verdadeiros anjos e nos apoiam nos momentos em que precisamos...


"Está bem visto que aqui se trata de afeição real, de alma a alma, única que sobrevive à destruição do corpo, porquanto os seres que neste mundo se unem apenas pelos sentidos nenhum motivo têm para se procurarem no mundo dos Espíritos. Duráveis somente o são as afeições espirituais; as de natureza carnal se extinguem com a causa que lhes deu origem. Ora, semelhante causa não subsiste no mundo dos Espíritos, enquanto a alma existe sempre. No que concerne às pessoas que se unem exclusivamente por motivo de interesse, essas nada realmente são umas para as outras: a morte as separa na Terra e no céu. " O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo IV, parte final do ítem 18.

Desta forma, faço uma homenagem aos meus amigos-anjos que dividiram comigo momentos muito felizes, mas que principalmente me apoiaram nos momentos em que mais precisei.

VOCÊS SÃO MUITO ESPECIAIS!!!!